Sensação de “estalo” ou de “ressalto” na anca

 Em anca, Osteopatia, Saúde

Uma QUEIXA muito comum, principalmente em MULHERES e JOVENS ATLETAS, é a sensação de “estalo”, ou de “ressalto” na anca.

A síndrome da anca de ressalto é uma entidade cuja sintomatologia predominante é a sensação de ressalto junto à articulação da anca provocado por um conflito dinâmico entre músculos ou tendões e proeminências ósseas. A etiologia dos diferentes tipos de ressalto, e consequentemente os alvos terapêuticos, têm sido alvo de debate e controvérsia ao longo dos anos. A história clínica e exame físico adequados são frequentemente suficientes para o diagnóstico desta patologia.

Apesar de poder provocar uma sensação desagradável, desde que não seja acompanhada de dor, normalmente não acarreta nenhum problema.
Devendo-se principalmente: Ao tendão da banda íliotibial, que provoca um ressalto externo, é a causa MAIS COMUM de “ressalto” na anca e deve-se á passagem do forte tendão da banda íliotibial sobre o grande trocanter do fémur quando se realizam os movimentos de flexão e extensão da perna. Outro tendão que pode provocar este “ressalto”, localiza-se na parte anterior do quadril, formado pelos potentes músculos psoas e ilíaco. E acontece quando o tendão se desloca sobre a cabeça do fémur e a borda do acetabulo, principalmente nos movimentos de flexão e rotação externa da perna. Apesar de raramente ser o motivo principal da visita a um Osteopata, devido a normalmente não ser acompanhado de DOR. É um tema muitas vezes abordado no tratamento, pois provoca algum desconforto e receio que possa ser algo grave.

Se sofre de algum tipo de dor, marque uma visita na nossa clínica! Para marcações de consultas, dúvidas e outras questões, ligue 914 441 371.

Call Now ButtonAgende uma consulta Imagem de terapeuta a executar uma Drenagem LinfáticaCadeira: o problema é a maneira como se senta?