Lei de Wolff: como os ossos se adaptam à carga a que estão sujeitos

 Em Coluna, Osteopatia, Saúde

A Lei de Wolff foi descrita por Julius Wolff em 1892, e pretendia descrever a forma como o osso se adapta à carga que lhe é imposta. Diz-nos que os ossos respondem às cargas sob as quais estão colocados, remodelando-se para se tornarem mais fortes ou fracos mediante a carga a que são sujeitos…

Assim, , segundo a Lei de Wolff, os ossos ficam mais fortes quando colocados sob pressão e cargas repetidas. E mais fracos, quando não são sujeitos a esforços, pois o corpo não desperdiça calorias a sustentar um denso esqueleto, quando não tem necessidade.

A remodelação do osso em resposta à carga é obtida através mecanotransdução, um processo através do qual as forças mecânicas ou outros sinais são convertidos em sinais bioquímicos na sinalização celular. Mecanotransdução traduz-se assim na remodelação do osso e envolve acoplamento bioquímico, a transmissão de sinal, e uma resposta celular. Os efeitos específicos sobre a estrutura do osso depende da duração, amplitude e velocidade do carregamento, e verificou-se que apenas cargas cíclicas podem induzir à formação de osso. Quando carregado, o fluido escoa a partir de áreas de alta carga de compressão na matriz óssea. Osteócitos são as células mais abundantes no osso e também são as mais sensíveis a tal fluxo de fluido causado pela carga mecânica. Ao detetar uma carga, os osteócitos regulam a remodelação do osso por sinalização para outras células com moléculas de sinalização ou de contacto direto.

Estudos comparativos da densidade óssea, demonstraram que quando os humanos começaram a dedicar-se à agricultura, a sua densidade óssea foi reduzida drasticamente. A questão é que a densidade óssea desses agricultores antigos, era muito mais desenvolvida do que a nossa actualmente. Quando um osso é colocado sob tensão, os osteoblastos no seu interior trabalham para o reconstruir e reforçar. O corpo foi feito para usar com respeito, mas sem medo, pois é uma maquina de alta performance…

Marque uma visita na nossa clínica! Para marcações de consultas, dúvidas e outras questões, ligue 914 441 371.

Call Now ButtonAgende uma consulta PéImagem de terapeuta a executar uma Drenagem Linfática