A importância do Pé no bem estar e qualidade de vida das pessoas

 Em Osteopatia, , Saúde

Os pé humano adaptou-se e desenvolveu-se ao longo de milhões de anos para nos permitir caminhar e por vezes correr longas distâncias..

26 ossos, 33 articulações, cada uma com seis graus de liberdade de movimento, 200 mil recetores cutâneos, 20 músculos, uma incrível estrutura… todas estas características e nós contemo- las num caixão chamado sapato. Podemos dizer que os nossos sapatos são para os pés o que uma venda seria para os olhos. O pé é uma parte do corpo extremamente importante para o ser humano, até porque é ele que sustenta o peso do corpo e auxilia para o deslocamento do mesmo.

Tarso

O tarso corresponde à metade posterior do pé, é constituído por sete ossos denominados ossos tarsais, comparados ao carpo da mão. O peso do corpo é suportado principalmente pelos dois ossos maiores, o tálus, que se articula com a tíbia e a fíbula superior e o calcâneo, que forma o calcanhar do pé.

Na parte inferior, o tálus articula-se com o calcâneo. O tendão dos músculos da panturrilha insere-se na superfície posterior do calcâneo. A parte do calcâneo que encosta no solo é a tuberosidade do calcâneo e a projeção medial em forma de prateleira é sustentáculo do tálus. Os outros ossos do tarso são o cuboide, localizado lateralmente, o navicular, localizado medialmente e os cuneiformes medial, intermédio e lateral, localizados anteriormente.

Metatarso

O metatarso do pé, que corresponde ao metacarpo da mão, é formado por cinco ossos pequenos e alongados chamados metatarsais, que são numerados de I a V começando pelo lado medial do pé. O primeiro metatarso, localizado na base do hálux, é o maior e desempenha um papel importante quando ao apoio de peso do corpo. Os ossos do metatarso são mais aproximadamente paralelos uns aos outros do que os metacarpos na palma da mão.

Falanges dos dedos do pé

As falanges dos dedos dos pés são menores do que as das mãos, e por isso possuem menos habilidades. Ao todo, o pé possui 14 falanges. A estrutura geral e a disposição são as mesmas das falanges das mãos: três falanges em cada dedo, exceto para o I dedo (hálux), que tem apenas duas falanges. E assim como na mão, os ossos são denominados como falanges proximal, média e distal.

Darwin acreditava que devíamos agradecer aos pés pela nossa supremacia como espécie.

O pé libertou a mão da tarefa de locomoção, conferindo lhe a oportunidade de desenvolver capacidades altamente técnicas.

Isto porque os pés privados de movimento e de estímulos entram em declínio.

Marque uma visita na nossa clínica! Para marcações de consultas, dúvidas e outras questões, ligue 914 441 371.

Call Now ButtonAgende uma consulta Dores de coluna: teremos mesmo “coluna de velho”?Lei de Wolf