A importância da respiração na qualidade de vida do ser humano

 Em Osteopatia, respiração, Saúde, sistema respiratório

Todos nos preocupámos com o que comemos, o que bebemos, mas raramente como respiramos. É através da respiração que melhor controlo temos sobre CORPO e MENTE.

Assim quando respiramos de forma calma, a nossa mente tranquiliza. Quando o fazemos de forma descontrolada podemos até induzir um ataque de pânico. Quando nos assustámos, é através da respiração que nos prepararmos para lutar ou fugir com uma inspiração. E é através dela que relaxamos o nosso corpo, através de uma expiração.
E o mais incrível é que conseguimos acelerar ou abrandar os batimentos do nosso coração, só pela forma como respirámos.
A respiração é responsável por transportar oxigénio para as células do nosso corpo, permitindo que trabalhem, ao mesmo tempo que limpa o nosso sistema do dióxido de carbono, resultante do trabalho celular.

Respiração é vida

Então como é possível realizarmos uma tarefa vital sem sequer pensarmos nela? A respiração depende do sistema nervoso autónomo, que não necessita da nossa consciência para controlar as funções vitais. Assim, quando o corpo se prepara para inspirar o ar exterior rico em oxigénio, o sistema nervoso autónomo envia um sinal para os músculos respiratórios contraírem, criando mais espaço para os pulmões expandirem.

Como mais espaço significa menos pressão, a pressão no exterior do nosso corpo obriga o ar a entrar pelas vias aéreas superiores que vão aquecer, humedecer e filtrar o ar para poder chegar aos pulmões nas condições ideais. Nos pulmões, o ar chega aos alvéolos pulmonares, enchendo-os.
Então, devido ao processo de difusão, as moléculas de oxigénio e de dióxido de carbono, movem se para o sítio com menor concentração do seu tipo, trocando assim de lado.
O oxigénio vai para os capilares aderindo a uma proteína especial nos glóbulos vermelhos, a hemoglobina, que o transporta por todo o corpo através da corrente sanguínea.
Enquanto o dióxido de carbono é expirado para o exterior, mais uma vez através do sistema nervoso autónomo, que dá ordem aos músculos respiratórios para relaxarem, tornando a cavidade torácica menor, o que aumenta a pressão interna e obriga o dióxido de carbono a sair.
Dando início a um novo ciclo.

Marque uma visita na nossa clínica! Para marcações de consultas, dúvidas e outras questões, ligue 914 441 371.

Call Now ButtonAgende uma consulta Cadeira: o problema é a maneira como se senta?